Wednesday, 29 October 2008

Everything is ready in Sao Paolo



Prezada Adelina,
Com grata satisfação a cumprimentamos pela produção do filme "Stories on Human Rights". Trata-se de uma obra valiosa sob vários aspectos. O primeiro a ressaltar é a qualidade artística de todos os 22 curtas metragens que integram o trabalho. São curtas que, além da beleza estética, possibilitam, como obras de arte que são, inúmeras leituras ao encerrar multiplos significados  - cada um deles a ser descoberto e enriquecido pela subjetividade e identidade de cada espectador. 
Acreditamos que é justamente aí que reside o valor de uma obra de arte. Em vez da obviedade, própria aos discursos mais autoritários e hemérticos, a arte possibilita um espaço de elaboração para o espectador o que a enriquece como instrumento de diálogo e encontro de subjetividades. Um outro aspecto a ressaltar nessa realização, são as oportunidades que serão geradas para a promoção e sensibilização de temas tão valiosos à promoção humana. Questões como identidade cultural, liberdade de expressão,  preconceito, descriminação, relação responsável com o meio ambiente e outras são clamadas em todo o filme. Isso, certamente, em escolas, centros culturais ou centros comunitários poderá despertar e alimentar intensos debates. 
Evidentemente que serão debates não movidos por dogmatismos, mas pela complexidade própria às ações provocadas pela arte, que mesclam emoção e subjetividades e que, efetivamente, podem promover mudanças de atitudes.
Assim, não podemos deixar de manifestar nossa satisfação em integrar esse projeto, que não se encerra com a finalização e estréia do filme, mas com as diversas ações que serão geradas e multiplicadas a partir de sua distribuição para os mais diversos públicos.
Esta mesma mensagem, com o mesmo conteúdo, será enviada a você pelo correio.

um abraço

Danilo Santos de Miranda
Diretor Regional do SESC - SP 

No comments:

Post a Comment